terça-feira, 26 de junho de 2012

O Turismo do Estoril morreu... Viva a Cascais Dinâmica



A marca Estoril e a região da Costa do Estoril como destino turístico têm nestes ultimos 6 anos vindo a sofrer  sucessivos ataques que ignoram a lei e desrespeitam a história de um projecto visionário que foi berço do turismo moderno em Portugal e que fez nascer uma referência que ainda hoje goza de enorme reconhecimento internacional.

Primeiro Durão Barroso e Santana Lopes que, contornando hábilmente a lei, souberam encontrar forma de abrir um casino em Lisboa  retirando protagonismo e negócio ao Estoril e prejudicando enormemente as verbas provenientes do jogo que por direito revertem a favor do desenvolvimento e promoção da região.

Depois veio o Governo de Sócrates que pura e simplesmente ignorou a Costa do Estoril e na reestruturação de fez a nível nacional acabou com o Estoril como "região turística" e com a principal instituição que, com mais de 75 anos, a promovia: a Junta de Turismo do Estoril , dando no entanto relevância a polos como a Serra da Estrela e Fátima ???

Neste processo continúo de “sangria” da Costa do Estoril em que os principais motivos são óbviamente económicos e politicos, permitindo a Lisboa encaixar directamente parte das verbas que pertenciam ao Estoril, realidade que levou inclusivamente o Casino do Estoril a apresentar pela primeira vez na sua história resultados negativos, tendo obrigado a sua administração, cúmplice no processo de abertura do casino de Lisboa, a acabar com o espectáculo internacional que por contrato está obrigada a manter já que  o mesmo acarretava enormes custos e prejuízos e tendo-se encontrado uma solução provisória e dirigida a um target mais nacional com os shows La Feria... 

Eis então que vem a estocada final por decisão do “Fuhrer” de Cascais, Carlos Carreiras:

- A solução que Capucho tinha encontrado para manter a promoção do Estoril após a “liquidação” da Junta de Turismo  pelo Governo Sócrates, que foi a constituição da empresa municipal Turismo do Estoril que permitia manter a continuidade da promoção turistica da região associada à marca Estoril e ao sector económico mais relevante na região, eis que recentemente e  por decisão do novo edil se vê substituída numa operação de “rebranding”,  em consonância com a estratégia propagandista definida pela agência LPM para a candidatura de Carlos Carreiras às próximas autáquicas de 2013 e que se centra na marca Cascais, por Cascais Dinâmica ?????

Assim o Estoril, uma marca com mais de 100 anos, respeitada e reconhecida nacional e internacionalmente e que é um enorme património da região de Cascais e principal icon na sua promoção, passa a ser gerido pela empresa municipal “Cascais Dinâmica” e que integra na sua designação, por muita insistência dos anteriores responsáveis da sua gestão, a designação “empreendorismo e turismo” …

Resumindo: considerando que a actual verba proveniente do jogo e disponivel  para a promoção e desenvolvimento da região está reduzida a cerca de ¼ do que há 6 anos existia, pergunto : 
- fará algum sentido a decisão de que a mesma seja agora investida na criação de uma nova marca “Cascais” abandonando uma marca consolidada que levou anos a criar e que tem altíssimos niveis de reconhecimento e protagonismo a todos os níveis e que é o Estoril ?

Preocupado com a importância e o protagonismo do Estoril, o Fuhrer de Cascais encomendou um estudo à Agência Brandia no sentido de perceber melhor como gerir esta realidade a seu favor… mas o estudo e os seus resultados teimam em não aparecer, porquê?

É óbvio que toda esta estratégia tem apenas um objectivo e que nada tem a ver com os interesses da região e do seu desenvolvimento: eleger Carlos Carreiras nas autárquicas de 2013.







Sem comentários:

Enviar um comentário